quarta-feira, 7 de abril de 2010

PIMENTA-DE-JARDIM


  • Nome Científico: Capsicum sp
  • Nome Popular: Pimenta, piri-piri, malagueta
  • Família: Solanaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Américas
  • Ciclo de Vida: Perene
A pimenteira é uma plantinha ornamental e seus frutos apresentam diversos usos culinários. Elas devem ser cultivadas a pleno sol, em terra fértil misturada à terra vegetal. Apesar de originalmente perene, as pimenteiras vendidas em floriculturas hoje em dia duram apenas alguns ciclos. Isto é, ela frutifica bem umas 3 a 5 vezes e depois vai enfraquecendo e morre. Isto acontece porque a floração e a frutificação da pimenteira requer muita energia da planta, e as novas cultivares são selecionadas para produzir muitos frutos de uma só vez. Para retardar a morte da planta você pode efetuar o raleio das flores, isto é, arranque metade das flores antes que elas produzam frutos.

Ela pode receber o sol da manhã ou da tarde, evitando que pegue sol durante todo o período. A adubação periódica também ajuda a planta a se manter mais bela por maior tempo. As regas devem ser regulares, evitando que o substrato seque completamente. Uma boa dica é esperar que a superfície do substrato seque antes de regar novamente. Não utilize pratinho no vaso, pois a pimenteira não gosta de encharcamento. A pimenteira pode ser atacada por pulgões com frequencia, o que pode ser combatido com calda de fumo ou outros inseticidas.

A saúde e a longevidade da sua planta vai depender muito da espécie ou híbrido em questão. Seguindo as dicas, sua planta pode viver bastante. se não tiver sorte mesmo assim, procure adquirir uma pimenteira "das antigas", que não dão uma quantidade enorme de frutos mas são muito mais resistentes.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. Mutiplica-se por estaquia e mais comumente por sementes. A colheita inicia-se de 100 a 120 dias após o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário